A Universidade do Estado do Pará (Uepa) vai ganhar um novo campus. A unidade será construída em Parauapebas, no sudeste do estado, e vai ofertar cursos de graduação e mestrado. O processo licitatório para as obras de construção do prédio já está em fase de elaboração. Já há previsão de turmas presenciais através de processo seletivo em 2021.

O novo campus vai ofertar os cursos de graduação em Matemática, Ciências Biológicas, Engenharia de Software. Já na área de pós-graduação estão previstos os Mestrados em Ciências Ambientais e Ensino de Matemática, e as Especializações em Gestão Pública, Saúde Coletiva, Psicologia Educacional, e Teorias e Metodologias em Educação Básica.

A Uepa já oferta cursos no município por meio da Educação à Distância (EAD). Provisoriamente a Universidade funciona no Centro Universitário de Parauapebas (CEUP), onde funciona o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), parceira da Uepa na Educação à Distância (EAD).

Atualmente 80 alunos, divididos nos cursos de graduação em Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia, estudam no local. As turmas ingressaram em 2018 e estão no terceiro ano. A previsão para formatura é em 2021.