No dia 5 de setembro, é comemorado o Dia da Amazônia, maior reserva natural do planeta

Situado na Amazônia, um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), desenvolve ações que estimulam a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Gerenciada pela Pró-Saúde, a unidade realiza palestras e atividades que orientam usuários e colaboradores, para práticas que reduzem os impactos ambientais, como o consumo consciente do papel, energia e o descarte correto dos resíduos produzidos.

O hospital, por meio da atuação da Comissão de Sustentabilidade, reaproveita materiais que seriam descartados na natureza, como latas de alumínio, bobinas, dentre outros, que nas mãos dos voluntários viram artesanatos, como porta canetas, cofres e brindes, que são doados aos colaboradores e comunidade.

Para Valdemir Girato Diretor Hospitalar do HRSP, a saúde deve ser pensada de maneira sustentável, contribuindo para o bem-estar de toda a sociedade.

“Há vários anos desenvolvemos ações que tornou nossa unidade sustentável e ecologicamente correta. Estamos no interior da Amazônia temos o dever de contribuir com a sua preservação”, ressalta.
Green Kitchen

O selo “Green Kitchen”, em português Cozinha Verde, foi concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam) do estado de São Paulo, sendo um reconhecimento ao uso de práticas sustentáveis e busca pelo aprimoramento do padrão de qualidade da alimentação dos pacientes.
Dentre as ações realizadas estão: uso de produtos de limpeza biodegradáveis; treinamento da equipe sobre temas relacionados à sustentabilidade e alimentação natural; separação dos resíduos inorgânicos e de óleo vegetal para reciclagem.

A unidade conquistou a certificação pela primeira vez em 2015, sendo o primeiro hospital da região Norte e Nordeste do Brasil a conseguir o selo, que mantém desde então sendo renovado todos os anos.

Hospital Verde

Por dois anos consecutivos ( 2018 e 2019), o HRSP recebeu da organização Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, os títulos de menção honrosa, por boas praticas sustentáveis, que vem contribuindo para garantir o bem-estar das gerações futuras.
Dentre as ações reconhecidas, estão as medidas para redução de emissões de gases que contribuem para o efeito estufa, utilizando o gás ecológico (R410A) que não possui CFCs (clorofluorcarbonos), substâncias prejudicial à saúde, e ao ecossistema.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.