Um vídeo gravado pelas câmeras de segurança de uma linha de trem na Estrada de Ferro Carajás mostra o momento em que um motociclista escapa, por pouco, de ser atingido por um trem carregado com minério. O caso aconteceu na segunda-feira (10) em Marabá, no sudeste do Pará.

As imagens são tensas. Duas pessoas aparecem empurrando uma moto em direção à linha do trem. Eles seguem na direção para cruzar o trilho, que fica na ponte rodoferroviária sobre o rio Tocantins.

Então, o trem surge em alta velocidade. Eles continuam empurrando a moto, que parece estar presa. O trem se aproxima, até que, por pouco, quando o maquinista aciona o freio eles conseguem escapar de serem atropelados.

Em nota, a Vale ressalta que para cruzar a ferrovia é obrigatória a utilização das passagens oficiais: passagens em nível, viadutos e passarelas. A empresa disse que investe constantemente em programas e ações socioeducativas, que visam a conscientização das comunidades para a convivência segura com a via férrea. Entre as orientações, é fundamental obedecer as leis do trânsito ferroviário brasileiro e não andar sobre os trilhos.