Operação ocorreu na região metropolitana de Belém do Pará com foco no enfrentamento qualificado a criminalidade; ação resultou na apreensão de mais de 40kg de entorpecentes e prisão de duas pessoas.

O flagrante ocorreu nesta quarta-feira (19), por volta das 14 horas, em fiscalização da Polícia Rodoviária Federal na BR-316, Km19 no município de Benevides, com o objetivo de combater o crime organizado  na região metropolitana de Belém do Pará. Os agentes federais realizavam fiscalização em trechos estratégicos costumeiramente utilizados pelos criminosos para entrada e escoamento de ilícitos.

O emprego de tecnologia e técnicas policiais qualificadas como a entrevista  policial e a utilização de cães, ganharam destaque entre as estratégias utilizadas e fizeram a diferença nesta abordagem. Ao realizar a fiscalização em um ônibus, um homem imediatamente demonstrou nervosismo excessivo ao conversar com os policiais, ao mesmo tempo em que os cães farejadores indicaram a possível presença de entorpecente em uma das malas do bagageiro. Diante disso, a equipe questionou ao cidadão o que ele estaria transportando e o mesmo respondeu de maneira inconsistente e temerária, fato este que levantou suspeita por parte dos agentes.

Dessa forma, foi solicitado que o homem mostrasse sua bagagem, e neste momento a equipe encontrou cerca de 14 Kg de substância análoga a maconha. Ademais, uma mulher, que se identificou como namorada do suspeito, apresentou o mesmo comportamento  que ele e ao revelar o interior de sua bagagem para os policiais, constatou-se que também portava grande quantidade de drogas o que totalizou mais de 40 kgs da substancia ilícita. Portanto, ficou constatado o crime de tráfico de drogas. Foi dada voz de prisão e ambos os envolvidos foram conduzidos para delegacia de polícia civil para execução dos procedimentos legais cabíveis.

Fonte: Polícia Rodoviária Federal / PA