Hoje Dia 15 de Julho é o dia Nacional do Homem. Para celebrar a data o Hospital Regional de Marabá da dicas de prevenção para a saúde masculina!

O Dia Nacional do Homem, celebrado em 15 de julho, foi criado com objetivo de conscientizar a população masculina, sobre os cuidados com a saúde. Pesquisa realizada pelo Centro de Referência de Saúde do Homem de São Paulo, mostrou que 50% dos homens só procuram algum tipo de tratamento, quando os sintomas das doenças já se encontram em estágio avançado.

Para o urologista da Pró-Saúde, Cassiano Barbosa, a prevenção é a melhor arma para combater inúmeras doenças que afetam os homens, que em muitos casos procuram atendimentos de saúde como ultima opção.
“O recomendado é que depois dos 45 anos, o homem faça mais exames de rotina, para detectar principalmente doenças relacionadas ao gênero, como a disfunção erétil e os cânceres de próstata, pênis e testículo. A prevenção sempre é a melhor opção e pode salvar milhares de vidas”, ressaltou o médico, que é Diretor Técnico do Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), gerenciado pela Pró-Saúde em Marabá (PA).

A unidade é mantida pelo Governo do Estado e presta atendimento 100% gratuito via Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira cinco dicas do especialista para a saúde masculina:

  1. Priorize as boas noites de sono: Com a rotina agitada, muitas pessoas estão deixando a noite de sono em segundo plano. Priorize o descanso, o relaxamento é fundamental quando o assunto é manter a saúde em dia.
  2. Faça acompanhamento médico: Os exames preventivos são muito eficazes para reduzir o índice de mortalidade e aumentar a qualidade de vida. O indicado é que todos os homens a partir dos 45 anos tenham acompanhamento médico anual.
  3. Pratique exercícios físicos: A atividade física previne doenças, melhora a função cardíaca, fortalece os ossos, diminui o estresse e ansiedade e melhora a disposição. Não há restrições de exercícios para homens, mas é sempre importante fazer uma avaliação com o seu médico antes de iniciar uma nova rotina de exercícios.
  4. Reduza o estresse: O estresse é um dos fatores ou sintoma de doenças psicológicas e fisiológicas. Por isso, adotar medidas para reduzi-lo é essencial para ter uma rotina saudável. Faça ingestão regular de água: a hidratação é extremamente necessária para manter o bom funcionamento do organismo, e também para reduzir o estresse.
  5. Mantenha uma alimentação saudável: Realize uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal. Essa atitude ajuda a manter o peso adequado.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.