As inscrições para os mesários voluntários que irão trabalhar nas Eleições 2020 já estão abertas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). O TRE também irá convocar pessoas até completar os cerca de 80 mil mesários que estarão distribuídos em 18 mil seções pelos 144 municípios do Estado.

A convocação dos mesários é feita através de um edital publicado pelo Cartório Eleitoral e também por uma notificação que é enviada diretamente ao trabalho ou residência do convocado. De acordo com o Secretário de Gestão de Pessoas do TRE do Pará, Rodrigo Valdez, cada mesa receptora de votos deve ter quatro membros e cada local de votação, pelo menos um supervisor.

Voluntários

Quem pretende ser mesário de forma voluntária pode se inscrever, desde que seja maior de 18 anos e que esteja em situação regular com sua inscrição na Justiça Eleitoral. As inscrições estão abertas por tempo indeterminado. Não podem servir como mesários os parentes de candidatos, membros de diretórios de partidos políticos, conforme restrição do Código Eleitoral.

Para inscrição como mesário voluntário basta acessar o site oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, buscando as abas Eleições e Eleitor / Mesário.