O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) ofereceu, nesta sexta-feira (19), denúncia contra a assistente social do Hospital Municipal de Jacundá, Daiana de Castro Dias, acusada de cobrar valores em dinheiro pelo tratamento de pacientes internados na unidade hospitalar. Daiana foi presa em flagrante no último dia 2 de junho durante cumprimento de mandado de busca e apreensão realizado pela polícia na casa dela.

A denúncia chegou ao MPPA através de informações fornecidas por familiares de um paciente que esteve internado no Hospital Municipal de Jacundá. A primeira investida de Daiana foi pedir o valor de R$ 50 reais para a família para comprar vitaminas para o paciente já, segundo ela, o hospital não tinha. A família pagou o valor e o paciente foi liberado.

Porém, dias depois o paciente apresentou complicações e, dessa vez, foi encaminhado ao Hospital Regional de Tucuruí. Daiana voltou a procurar a família e cobrou o valor de R$ 1.000, alegando que o dinheiro seria para pagar o funcionário do hospital que cuidaria do paciente.

O paciente acabou falecendo pouco depois e Daiana Dias insistiu no pagamento alegando que precisaria do dinheiro para garantir a compra do caixão e o traslado do corpo de Tucuruí para Jacundá. A família só não pagou porque sabia que o serviço seria garantido pela Prefeitura do Município e resolveu denunciar ao MPPA.

Depois disso, o juízo acolheu pedido do promotor Sávio Ramon Batista da Silva para realizar busca e apreensão na residência da denunciada. No local, a Polícia Civil encontrou munição, diversas caixas de medicamentos,  documentos e um aparelho celular. Daiana foi presa ao apresentar documentos falsos no momento de sua identificação aos policiais.

A assistente social vai responder na Justiça pelos crimes de posse irregular de munição, uso de documento falso, corrupção passiva, peculato e concurso material de crimes (quando o autor da infração pratica duas ou mais condutas, comissivas ou omissivas, resultando no cometimento de dois ou mais crimes).

Veja a íntegra da denúncia